
Ana Beatriz Almeida
Dan Oracle
Dan Oracle reencena a história nómada do povo Mahin — uma sociedade nómada iorubá de caçadores que desenvolveu o vudu como uma arma transcendental, moldando o equilíbrio entre os mundos visível e invisível. Migrando das terras iorubás para o centro-norte do Benim, fundaram reinos pouco antes da ascensão do tráfico transatlântico de escravos e passaram a fazer parte das populações levadas através do oceano.
Evocando as águas primordiais de Dan como guia para uma história mais ampla, a instalação centra-se em Zakpta, o vudu de Savalu, através de uma poderosa tríade de cores: vermelho, branco e preto. Tal como nos três pilares da vida na Cabala, representam:
* Jaspe (Vermelho) – Poder
* Calcedónia (Branca) – Purificação
* Obsidiana (Preta) – Proteção
Do Benim a Cuba, Haiti, Jamaica, Brasil e por todo o mundo afro-atlântico, estas tecnologias transcendentais evoluíram e deram origem a novas formas espirituais e culturais — desde linhagens musicais como o Ska, o Blues e o Jazz até complexos rituais afro-brasileiros como o Cosme e o Damião, o Bumba Meu Boi e o Terecô.
Este oráculo convida cada participante a lançar conchas para os três pilares. O número de conchas abertas (1–12) corresponde a uma constelação do zodíaco, cada uma ligada a uma das 12 cartas do Tarot Humano. Cada carta liga-se a um elemento natural e ao seu local ritual em Londres:
Fogo e Água – Fogueira (Sudeste de Londres)
Cosme & Damião + Bumba Meu Boi – Os Novos Ancestrais
por Ta’wa (BR) e K Brito (BR)
Cerimónia de abertura por Simone Amorim
Terra e Vento – Brixton Village (Sudoeste de Londres)
Luto e Renascimento: A Elaboração do Agora
por TRIBE (NIG) e Angie Aniwura (NIG)
Cerimónia de abertura pelo Templo Ifadiwura
Para além de uma história de sobrevivência, Dan Oracle é uma tecnologia viva — mapeando a forma como o conhecimento indígena africano continua a mover-se, adaptar-se e transformar-se.
Dan Oracle
por Ana Beatriz Almeida
Produtora Executiva: Lison Sabrina Musset
Ferreiro: Kevin Boys
Assistente Criativa: Janis Savicks
Moderadora de Público: Joy Dilla
Imagens: Shai Andrade, Marcus Vinicius
Design e Vídeo: Xuniro
Agradecimentos especiais a:
Brixton Village (especialmente Daiana Nabagereka), Firepit, Javiera Limari e toda a equipa da Cubbit, Iyanifa Omobolanle, Simone Amorim, Camille Ostermann, Cezar Almeida e Kleiton Bassi.
Missão


